ANÁLISE DA GESTÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO E REDE DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS SOB O PRISMA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E DA SUSTENTABILIDADE
Palavras-chave:
Catador de Materiais Recicláveis, Economia Solidári, Sustentabilidade, RedesResumo
Como estratégia de fortalecimento coletivo e visando promover o catador de materiais recicláveis à condição de sujeito nos processos econômicos e produtivos, esses profissionais vêm se organizando sob a forma de empreendimentos econômicos solidários. Diante disso, o presente estudo objetivou compreender as ações de uma associação e rede de catadores de materiais recicláveis de Minas Gerais pela ótica da Economia Solidária e da sustentabilidade. Localizada em João Monlevade, a associação é responsável por centralizar as atividades dessa rede composta por associações de catadores da região do Vale do Aço e Mucuri. Assim, analisou-se as possibilidades de consolidação e sustentabilidade dessa rede a partir da relação com a associação centralizadora. Através de procedimentos metodológicos como observação participante, pesquisa bibliográfica e documental, visitas in loco, relatórios e diário de campo, identificou-se aspectos da Economia Solidária e diferentes dimensões da sustentabilidade existentes, bem como suas interações, realizando reflexões em âmbito econômico, sociocultural, político e ambiental. Entre os fatores analisados a centralização das decisões na liderança da associação tem apresentado grande impacto na sustentabilidade dessa e da rede, contudo, muitas ações desenvolvidas têm potencial para favorecer o bem-estar coletivo, a produtividade, a geração de trabalho e renda, propiciando a sustentabilidade em diferentes dimensões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dr. Jean Carlos Machado Alves, Lic. Aline Mara Alves Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a Revista Inclusiones el derecho de publicación bajo Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esto permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se otorgue la debida atribución al autor.





