REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

ENVELHECIMENTO, AGEISMO E GESTÃO ORGANIZACIONAL

A INTERFACE REVELADA A PARTIR DE TRÊS REVISÕES DA LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58210/fprc3343

Palabras clave:

envejecimiento y relaciones laborales, discriminación por edad, generaciones y trabajo, gestión organizacional, bibliometría

Resumen

O artigo objetiva realizar uma análise integrativa da literatura sobre envelhecimento, ageismo e gestão organizacional e apresentar o perfil da produção científica fruto desta interface. A estratégia metodológica adotada foi a revisão sistemática da literatura disponível na Web of Science e posterior integração dos resultados obtidos pelas revisões da literatura realizadas por Pedro et al. (2020) e Helal e Viana (2021), que já haviam pesquisado, respectivamente, sobre ageismo e gestão da idade nas organizações. Concluiu-se com uma bibliometria dos três levantamentos. Os resultados apontam 38 artigos publicados entre os anos 2003 e 2021, com evolução das publicações a partir de 2015 e uma maior quantidade de levantamentos e com abordagem quantitativa. A integração dos resultados revela estereótipos negativos sobre a velhice, presença do ageismo nas organizações e ausência de políticas e práticas de gestão da diversidade etária que fomentem a empregabilidade e a permanência de profissionais maduros.

Biografía del autor/a

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande (YFCG). Bacharel em Psicologia pela Universidade Potiguar (UNP). 

Eduardo de Camargo Oliva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1978), especialização em Recursos Humanos pela EAESP-FGV (1979), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado pela FEA/USP (2006). 

Maria do Carmo Romeiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1978), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2006).

Publicado

29-12-2022

Cómo citar

Costa e Silva, Thales Fabricio da, Eduardo de Camargo Oliva, y Maria do Carmo Romeiro. 2022. «ENVELHECIMENTO, AGEISMO E GESTÃO ORGANIZACIONAL: A INTERFACE REVELADA A PARTIR DE TRÊS REVISÕES DA LITERATURA». Revista Inclusiones 10 (1):147-68. https://doi.org/10.58210/fprc3343.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a