REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE TRAVÉS DAS ARTES VISUAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores/as

  • Mtda. Zuleide Maria da Silva Lima
  • Ma. Allyne Evellyn Gomes

Palabras clave:

Hiperatividade, Artes visuais, Aprendizagem significativa

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão integrativa sobre o desenvolvimento de crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) através das artes visuais para uma aprendizagem significativa. Foram selecionados 33 trabalhos entre dissertações, teses, artigos e livros. Para a busca foram utilizadas como base de dados a BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações, scielo, google acadêmico e consultas a bibliotecas físicas. A metodologia dessa revisão integrativa trata-se de uma pesquisa qualitativa e com dados quantitativos sobre o processo de busca da revisão integrativa. Como principais resultados a importância do uso das artes visuais como ferramentas no desenvolvimento das crianças hiperativas para uma contribuição de uma aprendizagem significativa. Conclui-se que é possível contribuir com informações relevantes que ajudarão na compreensão da contribuição das artes visuais, no desenvolvimento de crianças com TDAH, visando uma aprendizagem significativa na qual o corpo docente escolar deve estar inteiramente envolvidos a uma prática diária, buscando novas estratégias através de formações continuadas e aplicando-as em sala de aula, observando o perfil das crianças e visando inserir em sua prática o que para elas sejam significativas.

Publicado

30-10-2018

Cómo citar

Lima, Zuleide, y Allyne Gomes. 2018. «O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE TRAVÉS DAS ARTES VISUAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA». Revista Inclusiones, octubre, 208-38. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/2227.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>