REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

SÍNDROME DE BURNOUT E ESTRESSE OCUPACIONAL DOCENTE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA PREFEITURA DE OLINDA

Autores/as

  • Mtda. Karla Geovana e Oliveira Pinto Martins
  • Drda. Allyne Evellyn Freitas Gomes

Palabras clave:

Educação e Políticas Públicas, Síndrome de Burnout em profesores, Terapia Cognitivo Comportamental

Resumen

Diante do contexto em que se apresenta a educação, vem à tona a preocupação em relação ao cuidado com o profissional envolvido na prática laborativa. Um dos adoecimentos bastante referenciado na literatura docente é o estresse ocupacional e a Síndrome de Burnout. Apesar de se configurar como um tema de extrema relevância no cenário da educação, essa Síndrome ainda é um problema negligenciado socialmente. É um grande desafio entender o processo de adoecimento, e mais ainda pensar em estratégias de enfrentamento e ações que minimizem as repercussões psíquicas e comportamentais do estresse no professor. O presente artigo propõe desenvolver ações preventivas e intervencionistas, com base na Terapia Cognitivo Comportamental, em casos de estresse ocupacional e Síndrome de Burnout em professores. A metodologia adotada consta de uma revisão bibliográfica acerca da Síndrome de Burnout, além das técnicas de intervenção na Terapia Cognitivo Comportamental. Como método, também propõe-se a elaboração de uma Oficina de trabalho com professores nas escolas públicas do município de Olinda, estado de Pernambuco, Brasil. A utilização da metodologia de Oficina traz uma contribuição prática bastante relevante no que diz respeito à promoção da saúde dos professores no âmbito escolar. O presente trabalho não pretende esgotar as possibilidades de atuação em casos de Síndrome de Burnout na área docente, mas serve como modelo de intervenção em política pública educacional dentro da proposta da Terapia Cognitivo Comportamental.

Publicado

22-10-2018

Cómo citar

Martins, Karla, y Allyne Gomes. 2018. «SÍNDROME DE BURNOUT E ESTRESSE OCUPACIONAL DOCENTE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA PREFEITURA DE OLINDA». Revista Inclusiones, octubre, 44-58. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/2217.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>