REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

As TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO AUTISTA

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO AUTISTA

Autores

  • Rony Farias Universidade Tiradentes
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Alexandre Meneses Chagas Universidade Tiradentes
  • Wedyne Ventura Ramos de Aquino Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.58210/fprc3427

Palavras-chave:

Autismo - Derechos Humanos – Educación - Tecnologías digitales de la información y la comunicación, Autista, Direitos Humanos, Educação, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

O presente artigo objetiva conhecer e refletir sobre como as TDIC vêm atuar no processo educacional da criança autista. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: o acesso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para as crianças autistas no ambiente escolar é uma questão de Direitos Humanos? A pesquisa apresenta grande relevância, pois a educação é indiscutivelmente um direito fundamental do ser humano, e a qualidade de vida do autista em sociedade depende também de práticas pedagógicas adaptadas no campo da escola. Sendo assim, este trabalho foi realizado com um método qualitativo para tratar destas temáticas: tecnologias aplicadas à Educação, escola, inclusão e Direitos Humanos (Direito Fundamental). Concluiu-se pela necessidade de efetividade desses direitos para que não repousem unicamente no plano da normatividade, do “dever ser”, mas também transcendam para uma prática social e para a realidade dos indivíduos.

Biografia do Autor

Rony Farias, Universidade Tiradentes

Drd. Rony Jefferson Albuquerque Farias
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes em Sergipe (PPED UNIT/SE). Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Sociedades, Tecnologia e Políticas Públicas da UNIT/AL (2019). Membro do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI/UFAL/CNPq).
Servidor público no cargo de técnico em Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-PROPEP atuando no Comitê de Ética em Pesquisa CEP/UFAL.
http://lattes.cnpq.br/3157250912234309
https://orcid.org/0000-0003-0368-6047

Advanusia Santos Silva de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pelo PPED/UNIT/SE, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe/SE. Professora concursada - Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Aracaju-SE. Bolsista PROCAPSI/UNIT. Membro do Grupo de Pesquisa GPDACC (UNIT).
http://lattes.cnpq.br/9739867713346850.
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2654-8683

Alexandre Meneses Chagas, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação pelo PPED/UNIT/SE; Mestre em Educação pelo PPED/UNIT/SE.
É professor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/UNIT/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).
http://lattes.cnpq.br/1110448994429347.
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3459-4399

Wedyne Ventura Ramos de Aquino, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales: FICS, Especialização em Alfabetização e Letramento; Didática e Metodologia do Ensino Superior; AEE e Salas de Recursos Multifuncionais.
Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Aracaju e da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe- SEDUC/SE.
http://lattes.cnpq.br/4140594909294011
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8054-3309

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Farias, Rony, Advanusia Santos Silva de Oliveira, Alexandre Meneses Chagas, e Wedyne Ventura Ramos de Aquino. 2022. “As TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO AUTISTA : AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO AUTISTA ”. Revista Inclusiones 10 (1):1-22. https://doi.org/10.58210/fprc3427.

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)