REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

PROFICIÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA E OS FATORES ASSOCIADOS EM TUTORES DE UMA FACULDADE DE MEDICINA: UM ESTUDO TIPO CORTE TRANSVERSAL

Autores/as

  • Mtda. Patrícia Ferraz do Amaral
  • Lic. Jamerson José Martins
  • Dr. Diógenes José Gusmão Coutinho

Palabras clave:

Conhecimentos, Experiências, Habilidades, Inglês

Resumen

Este presente trabalho identificou que a língua inglesa vem ocupando lugar para a integração global, exigindo dos indivíduos e os profissionais a busca pelo seu domínio. Na área da saúde essa demanda se faz muito presente desde a graduação e durante o exercício profissional. Por esta razão, desenvolveu-se um estudo tipo corte transversal e objetivemos em verificar o grau de proficiência na língua inglesa dos 47 tutores de uma faculdade de medicina e identificar os fatores associados. Elaboramos um questionário específico para registrar os dados com base nas variáveis selecionadas para o estudo. Utilizamos a análise de consistência dos dados com o Módulo Data Compare do Epi Info e a partir daí realizou-se inicialmente a análise univariada de Poisson, e as variáveis que apresentaram valores <0,20, habilitaram-se a ingressar na análise multivariada de Poisson. Para fins estatísticos permaneceram no modelo final as variáveis que apresentaram valor p<0,05. Os resultados demonstram que as variáveis em conjunto com as quatro habilidades, (Ler, Escrever, Compreender e Falar), obtiveram variações inesperadas, como, a lacuna de tempo em relação à falta da língua inglesa durante o ensino escolar, as inexperiências e os desconhecimentos do inglês em geral e assim, concluímos que a proficiência da língua inglesa entre a minoria dos tutores foi baseado nas experiências pessoais e vivencias profissionais enquanto a maioria apresentaram uma vasta necessidade em desenvolver a proficiência na língua inglesa para melhorarem no empenho pessoal e profissional como médicos e tutores.

Publicado

19-01-2019

Cómo citar

Amaral , Patrícia, Jamerson Martins, y Diógenes Coutinho. 2019. «PROFICIÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA E OS FATORES ASSOCIADOS EM TUTORES DE UMA FACULDADE DE MEDICINA: UM ESTUDO TIPO CORTE TRANSVERSAL». Revista Inclusiones, enero, 117-42. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/2209.