REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

A RELAÇÃO DA FAMÍLIA COM A ESCOLA E O MAL-ESTAR DOCENTE: FAMÍLIA E ESCOLA, EM BUSCA DA CUMPLICIDADE PARA UM MELHOR APRENDIZADO DO ALUNO

Autores/as

  • Mtda. Jerônimo Romano de Arruda

Palabras clave:

Família, Escola, Mal-estar docente, Engajamento

Resumen

O presente artigo tem por objetivo principal verificar as relações família/escola e sua influência na vida escolar dos alunos e sua consequência no mal-estar docente. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Padre João Barbalho de ensino fundamental I. A pesquisa foi semiestruturada com abordagem no total de 40 pais ou responsáveis e com 10 professores da referida escola. Constatando-se que em oposição ao que dizem os pais, os professores percebem uma forte ausência destes, tanto nas reuniões quanto na ajuda das tarefas escolares à serem realizadas em casa. A soma disso lhes traz um certo mal-estar que provoca estresse e quando somatizados lhes traz ou agrava processos de adoecimento. Dessa forma, podemos constatar que para uma maior participação dos pais na vida escolar dos estudantes é preciso uma tomada de consciência desses responsáveis e que a escola precisa promover estratégias para o engajamento dos mesmos nesse processo, acontecendo, portanto, uma cumplicidade entre família e escola.

Publicado

25-02-2019

Cómo citar

Arruda, Jerônimo. 2019. «A RELAÇÃO DA FAMÍLIA COM A ESCOLA E O MAL-ESTAR DOCENTE: FAMÍLIA E ESCOLA, EM BUSCA DA CUMPLICIDADE PARA UM MELHOR APRENDIZADO DO ALUNO». Revista Inclusiones, febrero, 26-45. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/2104.