GERENCIAMENTO DE RISCOS E BARREIRAS RELACIONADAS A ACESSIBILIDADE, AUTONOMIA E SEGURANÇA PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES CEGOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Inclusão, Cegueira, Segurança, Acessibilidade, AutonomiaResumo
O objetivo geral desta pesquisa foi propor um gerenciamento dos principais riscos e barreiras que possam dificultar a autonomia e segurança na utilização dos ambientes de uma instituição de ensino superior viabilizando a inclusão de estudantes cegos, mediante avaliação das principais condições de acessibilidade. Foi realizada uma avaliação qualitativa do ambiente universitário e utilizado o método da matriz de gravidade, urgência e tendência para obtenção das priorizações dos problemas e ordenação das proposições de medidas de controle que se forem implementadas irão colaborar com o processo de inclusão e de mobilidade segura e autônoma. Como resultados, foi percebido que os estudantes cegos estão expostos a precariedade da acessibilidade na maioria dos espaços, bem como a alguns agentes de riscos de acidentes, no qual se destaca aos tropeções e as quedas, que podem trazer como consequências lesões de diferentes gravidades, desde fraturas simples até perdas maiores, medidas de controle preventivo foram propostas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a Revista Inclusiones el derecho de publicación bajo Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esto permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se otorgue la debida atribución al autor.




