A TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO COMO INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE PENAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO
Keywords:
Teoria do domínio do fato, Concurso de pessoas, Autoria, Participação, Direito penal brasileiroAbstract
O presente artigo científico cuida de uma pesquisa qualitativa de análise bibliográfica cujo objeto investigado é a teoria do domínio do fato, como instrumento de identificação de responsabilidade penal dentro da perspectiva jurídico - penal brasileira. No que tange à busca de pertinência do saber e da compreensão do contexto identitário e epistemológico é feita uma abordagem dos fundamentos axiológicos da teoria na concepção de seus percussores Hans Welzel e Claus Roxin. Na sequência para situar o tema, adentra-se na teoria do crime onde é revisado concurso de pessoas e autoria penal, uma vez que o domínio do fato é o critério determinante da autoria no iter criminis. Assim sendo, pretendeu o artigo analisar a imputação penal pelo domínio do fato e sua aplicabilidade, mediante amostra de farto posicionamento doutrinário convergente e divergente, bem como a construção jurisprudencial da teoria no Brasil, dando ênfase na utilidade e instrumentalidade da aplicação da teoria na persecução penal, também sob o ponto de vista constitucional do princípio da culpabilidade e presunção de inocência como garantia penal do fato. O artigo é enriquecido com citações, e posicionamentos do STF (Supremo Tribunal Federal) que revolucionou a teoria no Brasil na Ação penal 470.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Esp. Débora França a Silva, Drda. Allyne Evellyn Freitas Gomes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain copyright and grant Revista Inclusiones the right of publication under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). This allows use, distribution, and reproduction in any medium, provided proper attribution is given to the author.





