REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

PLANEJAMENTO ESCOLAR: O PARADOXO ENTRE A REALIDADE DAS MUDANÇAS GLOBAIS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO DIA A DIA DOCENTE

Autores/as

  • Mg. Fabiana Gomes da Silva
  • Mg. Rinaldo Vitorino de Freitas
  • Lic. Tanilson Enedino da Silva

Palabras clave:

Planejamento, Pedagogia, Docência

Resumen

A presente pesquisa teve como objeto de análise o planejamento de ensino. Essa ferramenta representa a ação que norteia o processo de ensino e aprendizagem, sendo indispensável para a prática pedagógica. Por meio desse instrumento, o professor coloca em evidência os objetivos e estratégias para lecionar determinado conteúdo, atento à forma como irá avaliar o desempenho dos estudantes. O trabalho teve o objetivo geral de investigar os sentidos do planejamento para quatro professores de uma escola municipal de ensino fundamental em de João Pessoa – Paraíba. Como objetivos específicos se elencou: analisar as transformações político, sociais e econômicas no século XXI, as quais repercutem sobre a educação; identificar como a Pedagogia contribui para a formação docente e sua práxis pedagógica. Como resultados, a pesquisa demonstrou que os professores planejam suas aulas, considerando a relação entre ensino, pesquisa e extensão, procurando desenvolver o conhecimento crítico nos estudantes.

Publicado

30-04-2019

Cómo citar

Silva, Fabiana, Rinaldo Freitas, y Tanilson Silva. 2019. «PLANEJAMENTO ESCOLAR: O PARADOXO ENTRE A REALIDADE DAS MUDANÇAS GLOBAIS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO DIA A DIA DOCENTE». Revista Inclusiones, abril, 31-47. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/1966.

Artículos más leídos del mismo autor/a