REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

BIOÉTICA E A SOCIEDADE TECNOCIENTÍFICA: PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS PARA FINS TERAPÊUTICOS

Autores/as

  • Dra. Janaína Reckziegel
  • Dr. Orides Mezzaroba

Palabras clave:

Bioética, Dignidade Humana, Sociedade Tecnocientífica, Pesquisas com células-tronco embrionárias, Supremo Tribunal Federa

Resumen

A presente pesquisa tem por escopo analisar a legitimidade das pesquisas com células-tronco embrionárias com a finalidade da utilização em tratamentos terapêuticos. Por essa razão, o objetivo central da pesquisa é demonstrar quais são os problemas trazidos pela utilização de embriões humanos em procedimentos com células-tronco e quais os benefícios relevantes para área médica capazes de justificar a intervenção das novas tecnologias nos seres humanos. Também, dentre os objetivos específicos, busca-se apresentar breves contornos sobre o início da vida e o papel da Bioética e do Biodireito na preservação do direito à vida e da dignidade da pessoa humana; qual o posicionamento do Supremo Tribunal Federal quanto à legitimidade das pesquisas com células-tronco embrionárias; breve análise sobre os regimes de biossegurança, e, ao final, a resposta ao seguinte questionamento: é o procedimento de utilização de células-tronco embrionárias, um problema ou solução? Diante disso, o problema da pesquisa se concentra na possível violação dos direitos fundamentais à vida e à dignidade da pessoa humana, frente às pesquisas científicas e tecnológicas aplicadas em seres humanos, sendo que, o presente estudo propõe-se a debater sobre sua legitimidade e sua importância na atualidade, no que tange, o progresso científicos em benefício aos seres humanos. A pesquisa foi realizada sob o método qualitativo teórico-bibliográfico.

Publicado

30-07-2019

Cómo citar

Reckziegel, Janaína, y Orides Mezzaroba1. 2019. «BIOÉTICA E A SOCIEDADE TECNOCIENTÍFICA: PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS PARA FINS TERAPÊUTICOS». Revista Inclusiones, julio, 114-28. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/1832.