REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

El Periférico Ecológico: implicaciones y relevancias en la distribución poblacional del Área Metropolitana de Puebla

Autores

  • Israel Deolarte George Benemérita Universidad Autónoma de Puebla
  • Adolfo Federico Herrera García Benemérita Universidad Autónoma de Puebla
  • Hedylberto Castro Cuamatzin Benemérita Universidad Autónoma de Puebla

DOI:

https://doi.org/10.58210/fprc3537

Palavras-chave:

Distribución de la población, migración interna, desarrollo urbano, descentralización urbana

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar a história recente da distribuição populacional na Área Metropolitana de Puebla (AMP). Em particular, são analisados os resultados obtidos pela construção e modernização de vias de comunicação focadas na promoção da mobilidade populacional, como é o caso da Periférica Ecológica (PE).

A construção do PE teve início em 1994 e desde a sua inauguração a população residente na AMP tem aproveitado este artéria viária para mudar de local de residência e/ou local de trabalho dentro da própria Área. Por este motivo, o município de Cuautlancingo apresenta atualmente o maior índice de concentração populacional de todo o estado de Puebla, assim como os municípios de San Andrés Cholula, San Pedro Cholula e Huejotzingo apresentam taxas de crescimento populacional que superam as da capital Puebla

Biografia do Autor

Israel Deolarte George, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla

Doutor em Economia Política do Desenvolvimento, mestre em Economia e graduado em Economia, pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla BUAP (2008). Professor – Pesquisador lotado na Faculdade de Economia da Universidade Benemérita Autônoma de Puebla e membro do Sistema Nacional de Pesquisadores (SIN) Nível Candidato. Também foi professor na Universidade Tecnológica de Huejotzingo de 2010 a 2014 e na Universidade Anáhuac em 2019. Colaborou em diversos projetos de Medição da Pobreza Subjetiva e Migração e Avaliação de Indicadores no município de San Andrés Cholula, como além de consultor de políticas públicas para os municípios de Pahuatlán, Acajete Tehuacán e para o estado de Nuevo León. As linhas de pesquisa que desenvolve são: Planejamento urbano, história urbana, metropolização, propriedade da terra e geografia econômica.

Adolfo Federico Herrera García, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla

Adolfo Federico Herrera García é formado em Economia pela Universidade Benemérita Autônoma de Puebla (BUAP), mestre em Governo e Administração pela mesma universidade, doutor em Desenvolvimento Econômico e Estratégico Setorial pela Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla ( UPAEP). Atualmente pertence ao Sistema Nacional de Pesquisadores como Nível 1, em 2022 foi nomeado Coordenador do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Economia (CIEPE-BUAP). Em sua experiência de pesquisa em 2023 realizou o Diagnóstico de Especialização Produtiva no Município de San Andrés Cholula; Além disso, tem trabalhado nas questões do desenvolvimento económico e do bem-estar, bem como do desenvolvimento humano a nível municipal. Em sua experiência profissional nos últimos anos colaborou em diversos projetos com órgãos de governos estaduais e municipais em questões de Medição da Pobreza Subjetiva, Migração, Avaliação de Indicadores e atuação dos Fundos Federais do FORTAMUN e FISM nos municípios de San Andrés Cholula, San Pedro Cholula, Huejotzingo, Acajete e Tehuacán.

Hedylberto Castro Cuamatzin, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla

Doutor em Economia Política do Desenvolvimento pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla BUAP (2022). Mestre em Desenvolvimento Econômico e Cooperação Internacional pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla BUAP (2012). Graduado em Economia pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla BUAP (2008). Professor – Pesquisador lotado na Faculdade de Economia da Universidade Benemérita Autônoma de Puebla e membro do Sistema Nacional de Pesquisadores (SIN) Nível Candidato. Também foi professor na Universidade Pedagógica Nacional de 2013 a 2016 e na Universidade de Desenvolvimento do Estado de Puebla (hoje Instituto de Educação Digital do Estado de Puebla IEDEP) de 2010 a 2012. Colaborou em diversos projetos. sobre temas de Medição da Pobreza Subjetiva e Migração e Avaliação de Indicadores no município de San Andrés Cholula. As linhas de pesquisa que desenvolve são: Extrativismo Mineiro, Conflitos Mineiros e Disputas Territoriais em Espaços Rurais, Economia Ecológica, Política Ambiental e Sustentabilidade.

Publicado

01-04-2024

Como Citar

Deolarte George, Israel, Adolfo Federico Herrera García, e Hedylberto Castro Cuamatzin. 2024. “El Periférico Ecológico: Implicaciones Y Relevancias En La distribución Poblacional Del Área Metropolitana De Puebla”. Revista Inclusiones 11 (2):241-64. https://doi.org/10.58210/fprc3537.

Edição

Seção

Artículos