El Periférico Ecológico: implicaciones y relevancias en la distribución poblacional del Área Metropolitana de Puebla
DOI:
https://doi.org/10.58210/fprc3537Palavras-chave:
Distribución de la población, migración interna, desarrollo urbano, descentralización urbanaResumo
O objetivo deste artigo é avaliar a história recente da distribuição populacional na Área Metropolitana de Puebla (AMP). Em particular, são analisados os resultados obtidos pela construção e modernização de vias de comunicação focadas na promoção da mobilidade populacional, como é o caso da Periférica Ecológica (PE).
A construção do PE teve início em 1994 e desde a sua inauguração a população residente na AMP tem aproveitado este artéria viária para mudar de local de residência e/ou local de trabalho dentro da própria Área. Por este motivo, o município de Cuautlancingo apresenta atualmente o maior índice de concentração populacional de todo o estado de Puebla, assim como os municípios de San Andrés Cholula, San Pedro Cholula e Huejotzingo apresentam taxas de crescimento populacional que superam as da capital Puebla
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a Revista Inclusiones el derecho de publicación bajo Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esto permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se otorgue la debida atribución al autor.