REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

ENSINO COM AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DENTRO DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM: DA PEDAGOGIA TRADICIONAL À PEDAGOGIA LIBERTADORA

Autores/as

  • Drdo. Hildegard Ramos de Oliveira
  • Drda. Ana Claudia Xavier da Silva
  • Drda. Celene Silva de Azevedo

Palabras clave:

Afetividade, Escola, Oralidade

Resumen

Este artigo questiona as práticas pedagógicas devido de falta da afetividade no ambiente escolar que pudesse gerar traumas de bloqueios na expressão das crianças da educação infantil, com possíveis causas de atraso na linguagem ou disfluência da fala. Paratanto foi realizado um processo de investigação com acompanhamento e questionamento no berçário, teve como objetivo geral: Analisar como os professores produzem estímulos entre os bebês para que eles consigam falar antes dos dois anos de idade, com pretensão que com esta pesquisa seja melhor a compreensão de entendimento como as afeições nascidas em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como universo de investigação uma escola pública do município de Catende, PE. Conclui-se que a temática da afetividade se faz necessário o desenvolvimento no processo de construção da oralidade através da afetividade nas creches de um modo geral, parte de um processo de internalização dos comandos de vozes estimulados pelos educadores.

Publicado

30-09-2019

Cómo citar

Ramos de Oliveira, Hildegard, Ana Claudia Xavier da Silva, y Celene Silva de Azevedo. 2019. «ENSINO COM AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DENTRO DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM: DA PEDAGOGIA TRADICIONAL À PEDAGOGIA LIBERTADORA». Revista Inclusiones 6 (4):220 -42. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/99.