A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Palabras clave:
Lúdico, Brincadeiras, Educação infantil, ConhecimentoResumen
O referido artigo nos revela a importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem. O mesmo mostra como os jogos e brincadeiras influenciam tanto na vida familiar das crianças quanto no processo de aprendizagem, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e intelectual. Portanto o lúdico pode ser usado como um recurso que propicia um ensino eficaz, ou seja, simples e divertido. Através das brincadeiras a criança se apropria do mundo de forma simples, alegre e descontraída. A criança também constrói seu conhecimento partindo de brincadeiras próprias, as quais chamam de livres. Sendo assim, o professor não é dono do saber, mas o mediador, auxiliando através do lúdico, fazer descobertas e juntos construírem e reconstruírem seu conhecimento. Neste contexto percebe-se que a educação infantil deve propiciar o desenvolvimento e descobertas de forma prazerosa, compreendendo que a criança tem seu “mundo” repleto de brincadeiras e imaginação, e nós como formadores devemos nos subsidiar para podermos nos aproximar de suas necessidades. Proporcionando a criança um desenvolvimento de qualidade com todos os aspectos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Mtda. Maria do Socorro da Silva Cardoso, Mtda. Claudilene Taumaturgo de Arruda, Mtda. Agenailda Maria Borba da Silva, Esp. José Humberto de Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a Revista Inclusiones el derecho de publicación bajo Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esto permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se otorgue la debida atribución al autor.




