REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

DESAFIOS À GARANTIA DO DIREITO AO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES CEGOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL CAMPINAS GRANDE: A POLÍTICA NEOLIBERAL INVIABILIZANDO DIREITOS

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Cegos, Neoliberalismo

Resumo

As pessoas com deficiências estão tendo acesso ao Ensino Superior, nos últimos anos, mas isto não tem garantido uma educação de qualidade para eles. Isto, porque as condições oferecidas para a permanência nos cursos ainda são precárias. Sendo assim, o objetivo do nosso trabalho é verificar como os três estudantes com cegueira que ingressaram na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 2018, estão sendo atendidos no tocante aos aspectos pedagógicos. A metodologia utilizada foi a qualitativa, pois oportuniza a compreensão em profundidade. Além disso, foi usada a técnica da triangulação, envolvendo os sujeitos, o ambiente e o sistema macro em que estão inseridos. Entre os resultados verificamos que dois dos estudantes que já estão cursando Letras e Psicologia têm encontrado dificuldades por causa da ausência de equipamentos e profissionais especializados necessários ao seu atendimento, além das exigências para acompanhamento de conteúdos novos, os quais não conheceram na Educação Básica. O terceiro estudante que ingressou em Música, no segundo semestre de 2018, também precisou de apoio de colegas do curso que não dominavam o braile, por isso o Grupo de Apoio aos Estudantes com Deficiência Visual (GRAESDV) ministrou curso de Introdução ao Braile/musicografia braile para docentes e estudantes do referido curso. Como também, na UFCG há ausência de impressora em braile, linhas braile; livros em braile na biblioteca central em Campina Grande e ainda não há uma política de formação docente voltada para inclusão. Dessa forma, os desafios maiores centram-se no financiamento, pois o projeto neoliberal desmonta os recursos para as políticas públicas, inviabilizando a aquisição de equipamentos para aqueles estudantes, formação docente apropriada, chamamento de concurso público para profissionais especializados, e, principalmente para a garantia de acessibilidade no espaço universitário, a qual encontra-se em desacordo com as legislações vigentes.

Publicado

04-08-2018

Como Citar

Sonia, Maria Betania, José Geraldo, Andreza Kelly, Géssika, e José. 2018. “DESAFIOS À GARANTIA DO DIREITO AO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES CEGOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL CAMPINAS GRANDE: A POLÍTICA NEOLIBERAL INVIABILIZANDO DIREITOS”. Revista Inclusiones, agosto, 17-39. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/955.

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.