REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

A construção social da informação

revisitando conceitos e dados para a análise sócio-histórica da narrativa das ocupações estudantis de 2016 no estado do Espírito Santo - Brasil

Autores

  • Leonardo Bis Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriel Franco de Oliveira Zambon Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.58210/fprc3426

Palavras-chave:

Mídia, Conflito social, Divulgação de informações, Ocupações estudantis, Televisão

Resumo

Discute-se, no presente artigo, como a denominada grande mídia do estado do Espírito Santo divulgou os movimentos de ocupação estudantil, ocorridos no ano de 2016. Definimos como objeto de análise, as reportagens sobre as ocupações escolares veiculadas no ESTV 1ª Edição – noticiário televisivo líder de audiência em seu horário. O nosso objetivo foi levantar e discutir elementos da construção da narrativa em relação às ocupações das escolas capixabas. Em uma segunda camada interpretativa, dado o hiato temporal, comparar com os resultados formativos tendo por base resultados de pesquisas. Para tal, analisamos as referidas reportagens, a partir do conceito de sociedade do espetáculo de Debord (2003), das considerações sobre o showrnalismo de Abex Jr. (2001) e da compreensão sobre a construção das agendas sociais e políticas, baseada no conceito de conflito social, defendido por Santos (2009). Os resultados apontam para as correlações entre os interesses manifestos nas edições das reportagens da época.

Publicado

29-12-2022 — Atualizado em 05-06-2023

Versões

Como Citar

Santos, Leonardo Bis, e Gabriel Franco de Oliveira Zambon. (2022) 2023. “A construção Social Da informação: Revisitando Conceitos E Dados Para a análise sócio-histórica Da Narrativa Das ocupações Estudantis De 2016 No Estado Do Espírito Santo - Brasil”. Revista Inclusiones 10 (1):37-61. https://doi.org/10.58210/fprc3426.

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)