REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA MULTIPROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, BRASIL

Autores/as

  • Mg. Mirian Ferreira de Lima
  • Mg. Aldilene Campos Brasileiro

Palabras clave:

Serviço Social, Educação, Asistente social escola, Equipe Multiprofissional

Resumen

O artigo analisa como profissionais de Serviço Social caracterizam sua contribuição específica dentro de uma equipe multiprofissional na esfera da Educação. Busca-se identificar como se dá a interação do assistente social com as políticas de escolarização, além de suas atribuições e prerrogativas dentro das instituições de ensino público municipal de João Pessoa, Brasil. Para tanto, aborda-se o papel assumido pelo assistente social na elaboração e execução das políticas de escolarização, suas particularidades e desafios. Ressalta-se ainda que, no decorrer desse processo, o estabelecimento de um efetivo diálogo entre profissões distintas é imprescindível para o êxito de uma intervenção com caráter multiprofissional. Conclui-se o artigo salientando que, dentro de uma equipe multiprofissional, cabe ao assistente social à conscientização dos direitos sociais dos estudantes e o direcionamento às políticas públicas capazes de suprir suas demandas dentro da instituição. Posto isso, foi adotada a metodologia bibliográfica, qualitativa e de caráter indutivo, tendo como base artigos publicados em periódicos, livros, dissertações e teses, utilizando, dentre outros autores, as contribuições teóricas de Almeida, Amaro e Santos.

Publicado

09-06-2019

Cómo citar

Lima, Mirian, y Aldilene Brasileiro. 2019. «SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA MULTIPROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, BRASIL». Revista Inclusiones, junio, 43-54. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/1862.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.