Corais como pedras? Ensino de cnidários, colonialidade do saber e livros didáticos de biologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58210/rie3834

Palavras-chave:

Biodiversidade marinha brasileira, Colonialidade do saber, Educação científica crítica, História ambiental, Paradigma da complexidade

Resumo

Este artigo analisa o tratamento do filo Cnidaria em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, discutindo os resultados à luz da história ambiental da costa nordestina brasileira e da colonialidade do saber na produção do conhecimento escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, cujo corpus é composto por seis livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), analisados segundo critérios relacionados ao conteúdo teórico, à contextualização histórica e à valorização da biodiversidade brasileira. Os resultados indicam a predominância de abordagens descritivas e fragmentadas, com forte valorização de exemplos estrangeiros, especialmente a Grande Barreira de Corais da Austrália, em detrimento dos recifes brasileiros. Observa-se ainda a ausência de discussões sobre a exploração biomineral dos corais no período colonial. À luz do paradigma da complexidade e da decolonialidade, argumenta-se que essa omissão contribui para o apagamento da dimensão biológica, histórica e ambiental dos corais no ensino de Biologia.

Biografia do Autor

Rafael Santos de Aquino, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – (IFSertãoPE).

Grau acadêmico: Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Doutor Science de l’Éducation et la Formation Université Lumière Lyon 2

 - Filiação institucional: Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – (IFSertãoPE).

 - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8976-2540

 - Contribuição: Idealizador conceitual do artigo

Ricardo Francelino, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IP/USP. Pesquisador do Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica: Aprendizagens e Convivência Escolar – CCDEB.

Grau acadêmico: Doutor Science de l’Éducation et la Formation Université Lumière Lyon 2 e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.

- Filiação institucional: Pós-doutorando pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IP/USP. Pesquisador do Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica: Aprendizagens e Convivência Escolar – CCDEB.

- ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8976-2540

- Contribuição: Realizou contribuições teóricas, correções, estruturação e tradução.

Lucas de gerone, Universidade Estadual Paulista

Coordenador do Eixo 2 Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica: Aprendizagens e Convivência Escolar – CCDEB.

- Grau acadêmico: Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.

- Filiação institucional: Coordenador do Eixo 2 Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica: Aprendizagens e Convivência Escolar – CCDEB.

- ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-1433-1743

- Contribuição: Realizou contribuições teóricas, complementação, correções, etc.

Evelyn Camila Barros Belo, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Grau Acadêmico: Estudante de Graduação - Licenciatura em Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

Filiação institucional: Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-4169-7265

- Contribuição: revisão textual e formatação.

Victória Fagundes da Silva, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Grau Acadêmico: Técnica em Agropecuária

Filiação institucional: Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-9371-2606

- Contribuição: levantamento bibliográfico dos livros didáticos.

Bruno Barros, Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Grau Acadêmico: Mestre Profissional em Ensino de História, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Filiação institucional: Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco – SEEPE.

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-9549-8501

- Contribuição: levantamento bibliográfico dos livros didáticos.

Alonso Bezerra de Carvalho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Grau Acadêmico: Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP

Filiação institucional: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Marília

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5106-2517

Publicado

13-05-2026

Como Citar

Rafael Santos de Aquino, Ricardo Francelino, Lucas de gerone, Evelyn Camila Barros Belo, Victória Fagundes da Silva, Bruno Barros, e Alonso Bezerra de Carvalho. 2026. “Corais Como Pedras? Ensino De cnidários, Colonialidade Do Saber E Livros didáticos De Biologia No Brasil”. Revista Inclusiones 13 (2):e3834. https://doi.org/10.58210/rie3834.

Edição

Seção

Artículos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.