REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

O APAGÃO DA VERDADE: DENTIFICANDO PERFIS AUTOMATIZADOS NO FACEBOOK DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELESUR E VTV APÓS O APAGÃO DE 9 DE MARÇO DE 2019

Autores/as

  • Drdo. Rodrigo Oliveira Silva

Palabras clave:

Política, Facebook, Venezuela, Métodos Digitais

Resumen

Este artigo procura entender, em parte, o modus operanti da proliferação de práticas de notícias falsas através da mídia venezuelana, em particular o uso de perfis automatizados. Neste trabalho, usamos um conjunto de técnicas, conhecidas na academia como "métodos digitais", nas quais usamos extração de big data e visualização de grandes redes de informação. Nesse sentido, a pesquisa se concentrou no Facebook, com um conjunto de grandes quantidades de dados (big data) de perfis e comentários presentes nas páginas oficiais da teleSUR e VTV após o "apagão" de 8 de março de 2019 que deixou parte do país nas escuras. O ponto forte desta pesquisa foi relacionar o conteúdo extraído em grandes quantidades e, através de uma tabela dinâmica, identificar os principais perfis automatizados que influenciam o debate político daquele país nas páginas dos principais meios de comunicação. Nesse sentido, o uso de novos métodos digitais contribui para um maior incentivo dessas práticas entre os pesquisadores.

Publicado

02-05-2020

Cómo citar

Oliveira Silva, Rodrigo. 2020. «O APAGÃO DA VERDADE: DENTIFICANDO PERFIS AUTOMATIZADOS NO FACEBOOK DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELESUR E VTV APÓS O APAGÃO DE 9 DE MARÇO DE 2019». Revista Inclusiones 8 (Esp.):356-74. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/1020.