REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

MEMÓRIA, CAPITAL E EMPREENDEDORISMO INSTITUCIONAIS: ANÁLISE DE UM PERÍODO DE CRISE EM UM INSTITUTO DE MATEMÁTICA BRASILEIRO

Autores/as

  • Drda. Ana Lérida Pacheco Gutierrez
  • Dra. Maria de Lourdes Borges

Palabras clave:

Memória coletiva, Institucionalização, Educação Pública, História da Educação

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a memória institucional do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil em um período de crise institucional (1985-2001). Foi realizado um estudo de caso qualitativo aprofundado, onde foram aplicadas, transcritas e analisadas 18 entrevistas e análise documental. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o período de crise institucional iniciado com a mudança de sede do Instituto ocorreu contra a vontade da maioria dos servidores e promoveu uma desestruturação das rotinas, hábitos e valores, impactando no capital institucional. O período de crise foi vencido a partir de um trabalho de empreendedorismo institucional, cuja reconstrução foi possível através do entrecruzamento das narrativas de quem vivenciou a crise com outros documentos, legando ao presente uma compreensão mais profunda sobre o passado institucional. A partir da discussão dos resultados propõe-se o entendimento da memória institucional como componente estratégico e ativador do empreendedorismo institucional voltado para a geração de capital institucional.

Publicado

17-01-2020

Cómo citar

Gutierrez, Ana, y Maria Borges. 2020. «MEMÓRIA, CAPITAL E EMPREENDEDORISMO INSTITUCIONAIS: ANÁLISE DE UM PERÍODO DE CRISE EM UM INSTITUTO DE MATEMÁTICA BRASILEIRO». Revista Inclusiones, enero, 205-33. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/439.