REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À PROMOÇÃO DA SAÚDE DA FAMÍLIA NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA BRASILEIRA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Mtda. Érica Diógenes Guerra
  • Esp. Edna Marcia Grahl Brandalize Slob
  • Mtda. Jaqueline Patrícia de Santana e Silva
  • Mtda. Lorenna Virgínia Barbosa de Andrade

Palabras clave:

Enfermeiro, Enfermagem, Saúde pública

Resumen

A promoção da saúde exige que a abordagem se paute nas ações formuladas e aplicadas das políticas públicas em saúde, com destaque a gestão participativa em nível de atenção básica. A Atenção se traduz nas ações da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e neste âmbito de trabalho os enfermeiros caracterizam a comunidade pela compreensão dos aspectos que determinam a saúde local. Eles desenvolvem suas ações relacionadas ao modo de viver e de sobreviver da comunidade. Desta forma realizou-se uma revisão de literatura com o objetivo de elencar na literatura as principais formas de atuação do enfermeiro na promoção da saúde da família brasileira. Observa-se que as principais ações realizadas pelos enfermeiros nas ESF’s brasileiras são as de gerenciamento, consulta, diagnóstico e prescrição de enfermagem, educação em saúde, dentre outros. Destacando-se a de gerenciamento e a educação em saúde, pois são estas a base da essência da enfermagem. Durante a pesquisa observou-se a pouca quantidade de estudos em relação ao tema.

Publicado

13-04-2019

Cómo citar

Guerra, Érica, Edna Slob, Jaqueline Silva, y Lorenna Andrade. 2019. «ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À PROMOÇÃO DA SAÚDE DA FAMÍLIA NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA BRASILEIRA: REVISÃO DE LITERATURA». Revista Inclusiones, abril, 213-21. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/2001.