REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

COMPETIÇÕES DE FUTEBOL EM CATEGORIAS INICIAIS: OBJETIVOS E SENTIDOS PARA OS DIRIGENTES DE CLUBES E DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL

Autores/as

  • Mtdo. Fabrício Moreira Filgueira
  • Dr. Renato Francisco Rodrigues Marques

Palabras clave:

Futebol, Criança, Competição, Formação Esportiva, Sentido da Prática

Resumen

Cada vez mais crianças brasileiras se iniciam na prática do futebol. Neste contexto, os dirigentes são parte fundamental na organização de novas formas de eventos que não reproduzam o esporte de alto rendimento na infância e adolescência. O objetivo deste estudo foi investigar as perspectivas de dirigentes de clubes e da Federação Paulista de Futebol, Brasil, sobre os objetivos e sentidos das competições promovidas por esta instituição às categorias Sub-11 e Sub-13. Esta pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa através de entrevistas semiestruturadas, e tematicamente analisada, com dirigente da Federação Paulista de Futebol, e gestores responsáveis pelos departamentos de base de clubes participantes destas competições. Como resultados, tem-se: prevalência ao sentido oficial sobre o sentido ressignificado nos discursos dos dirigentes de futebol; preocupação dos dirigentes quanto ao desenvolvimento humano dos jovens atletas através de valores morais ensinados pelo esporte; objetivos de seleção e avaliação do processo de formação e promoção de novos talentos para o alto rendimento. Pode-se perceber que algumas ações descritas têm a intenção de transformar as formas de competição neste ambiente. Porém, aspectos relacionados à promoção de jogadores de futebol interferem sobremaneira em outros sentidos da prática competitiva do futebol, o que torna difícil a ressignificação.

Publicado

11-11-2019

Cómo citar

Filgueira, Fabrício, y Renato Marques. 2019. «COMPETIÇÕES DE FUTEBOL EM CATEGORIAS INICIAIS: OBJETIVOS E SENTIDOS PARA OS DIRIGENTES DE CLUBES E DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL». Revista Inclusiones, noviembre, 196-222. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/1723.