EDUCAÇÃO INCLUSIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
Palabras clave:
Educação, Inclusão, PolíticasResumen
Os diálogos sobre a Educação Inclusiva no Brasil ganharam destaque a partir da década de 1990 e envolveram as esferas Federal, Estadual e Municipal, correlacionando à cultura, política, social, saúde e educação para uma problemática negligenciada pelo Estado desde seus primórdios. A partir da Conferência Mundial de Educação Especial em 1994 e consequente proclamação da Declaração de Salamanca, foi fundamentada a Educação inclusiva no Brasil. Trata-se na contemporaneidade de uma problemática que desafia, o âmbito da educação, haja vista a existência de políticas, mas poucos recursos e investimentos para que as mesmas promovam inclusão social dentro dos espaços destinados ao processo de ensino-aprendizagem e em diálogo com as famílias e sociedade civil. Objetivou-se com o trabalho, apreender os aspectos históricos e conceituais sobre Educação Inclusiva e Políticas públicas no Brasil entre 1990 a 2019. Trata-se de uma revisão bibliográfica, de ordem qualitativa e do tipo exploratória. Os resultados analisam criticamente as políticas voltadas a Educação no Brasil, em especial para as que tratam de Educação Inclusiva e/ou Educação Especial. Bem como, diálogo entre as esferas governamentais e sociedade civil e mais investimentos nesta área.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Mtda. Monica Cristina Reis dos Santos, Mtda. Elizabete Barbosa da Silva, Mtda. Maria Aparecida Barbosa de Souza, Mtdo. Cledir Rocha Pereira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a Revista Inclusiones el derecho de publicación bajo Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esto permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se otorgue la debida atribución al autor.




