MEMÓRIA, CAPITAL E EMPREENDEDORISMO INSTITUCIONAIS: ANÁLISE DE UM PERÍODO DE CRISE EM UM INSTITUTO DE MATEMÁTICA BRASILEIRO
Palabras clave:
Memória coletiva, Institucionalização, Educação Pública, História da EducaçãoResumen
O objetivo deste artigo é analisar a memória institucional do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil em um período de crise institucional (1985-2001). Foi realizado um estudo de caso qualitativo aprofundado, onde foram aplicadas, transcritas e analisadas 18 entrevistas e análise documental. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o período de crise institucional iniciado com a mudança de sede do Instituto ocorreu contra a vontade da maioria dos servidores e promoveu uma desestruturação das rotinas, hábitos e valores, impactando no capital institucional. O período de crise foi vencido a partir de um trabalho de empreendedorismo institucional, cuja reconstrução foi possível através do entrecruzamento das narrativas de quem vivenciou a crise com outros documentos, legando ao presente uma compreensão mais profunda sobre o passado institucional. A partir da discussão dos resultados propõe-se o entendimento da memória institucional como componente estratégico e ativador do empreendedorismo institucional voltado para a geração de capital institucional.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Derechos de autor 2020 Drda. Ana Lérida Pacheco Gutierrez, Dra. Maria de Lourdes Borges

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a Revista Inclusiones el derecho de publicación bajo Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esto permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se otorgue la debida atribución al autor.