O APAGÃO DA VERDADE: DENTIFICANDO PERFIS AUTOMATIZADOS NO FACEBOOK DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELESUR E VTV APÓS O APAGÃO DE 9 DE MARÇO DE 2019
Palavras-chave:
Política, Facebook, Venezuela, Métodos DigitaisResumo
Este artigo procura entender, em parte, o modus operanti da proliferação de práticas de notícias falsas através da mídia venezuelana, em particular o uso de perfis automatizados. Neste trabalho, usamos um conjunto de técnicas, conhecidas na academia como "métodos digitais", nas quais usamos extração de big data e visualização de grandes redes de informação. Nesse sentido, a pesquisa se concentrou no Facebook, com um conjunto de grandes quantidades de dados (big data) de perfis e comentários presentes nas páginas oficiais da teleSUR e VTV após o "apagão" de 8 de março de 2019 que deixou parte do país nas escuras. O ponto forte desta pesquisa foi relacionar o conteúdo extraído em grandes quantidades e, através de uma tabela dinâmica, identificar os principais perfis automatizados que influenciam o debate político daquele país nas páginas dos principais meios de comunicação. Nesse sentido, o uso de novos métodos digitais contribui para um maior incentivo dessas práticas entre os pesquisadores.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à Revista Inclusiones o direito de publicação sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Sob esta licença, qualquer usuário pode copiar, distribuir e reproduzir o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a devida atribuição seja dada ao autor e à revista como a fonte original.



