REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

ANÁLISE DA GESTÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO E REDE DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS SOB O PRISMA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E DA SUSTENTABILIDADE

Autores/as

  • Dr. Jean Carlos Machado Alves
  • Lic. Aline Mara Alves Soares

Palabras clave:

Catador de Materiais Recicláveis, Economia Solidári, Sustentabilidade, Redes

Resumen

Como estratégia de fortalecimento coletivo e visando promover o catador de materiais recicláveis à condição de sujeito nos processos econômicos e produtivos, esses profissionais vêm se organizando sob a forma de empreendimentos econômicos solidários. Diante disso, o presente estudo objetivou compreender as ações de uma associação e rede de catadores de materiais recicláveis de Minas Gerais pela ótica da Economia Solidária e da sustentabilidade. Localizada em João Monlevade, a associação é responsável por centralizar as atividades dessa rede composta por associações de catadores da região do Vale do Aço e Mucuri. Assim, analisou-se as possibilidades de consolidação e sustentabilidade dessa rede a partir da relação com a associação centralizadora. Através de procedimentos metodológicos como observação participante, pesquisa bibliográfica e documental, visitas in loco, relatórios e diário de campo, identificou-se aspectos da Economia Solidária e diferentes dimensões da sustentabilidade existentes, bem como suas interações, realizando reflexões em âmbito econômico, sociocultural, político e ambiental. Entre os fatores analisados a centralização das decisões na liderança da associação tem apresentado grande impacto na sustentabilidade dessa e da rede, contudo, muitas ações desenvolvidas têm potencial para favorecer o bem-estar coletivo, a produtividade, a geração de trabalho e renda, propiciando a sustentabilidade em diferentes dimensões.

Publicado

01-05-2020

Cómo citar

Machado , Jean, y Aline Alves. 2020. «ANÁLISE DA GESTÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO E REDE DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS SOB O PRISMA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E DA SUSTENTABILIDADE». Revista Inclusiones, mayo, 550-68. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/1570.