REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

NEGROS NÃO NASCERAM PARA NADAR? ESTUDO SOBRE O ACESSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À PRÁTICA COMPETITIVA DA NATAÇÃO NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO/SP, BRASIL

Autores/as

  • Mg. Mariana Alonso Marques
  • Dra. Camila de Moraes
  • Dr. Renato Francisco Rodrigues Marques

Palabras clave:

Natação, Negros, Racismo, Eugenia, Racialismo

Resumen

As competições de natação comumente apresentam mais participantes brancos do que negros, fato este por vezes justificado na literatura por diferenças biológicas e raciais. Pressupostos socioeconômicos e socioculturais podem refutar tais justificativas. Objetivo: investigar a presença de nadadores negros nas equipes infanto-juvenis de Ribeirão Preto/SP, Brasil. Métodos: aplicação de questionários a pais e representantes legais de jovens nadadores sobre declaração de cor de pele e renda familiar. A análise dos dados deu-se por estatística descritiva e os testes estatísticos Qui-quadrado, Kruskall-Wallis e Intervalo de confiança. Resultados e conclusões: Foram encontrados mais nadadores brancos do que negros; Os poucos nadadores negros são favorecidos socioeconomicamente; Fatores socioculturais e socioeconômicos podem impedir que os atletas participem de treinos e competições de natação na infância, dificultando seu sucesso no alto rendimento.

Publicado

07-08-2020

Cómo citar

Marques, Mariana, Camila Moraes, y Renato Rodrigues. 2020. «NEGROS NÃO NASCERAM PARA NADAR? ESTUDO SOBRE O ACESSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À PRÁTICA COMPETITIVA DA NATAÇÃO NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO/SP, BRASIL». Revista Inclusiones, agosto, 194-215. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/1547.