REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

A CIDADANIA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DO PHOTOVOICE NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE SEM ABRIGO

Autores/as

  • Dr. Eduardo José da Silva Tomé Marques

Palabras clave:

Direitos Humanos, Photovoice, Metodologias Participativas, Serviço Social

Resumen

Dar voz às pessoas em situação de sem-abrigo residentes na cidade de Ponta Delgada, foi o objetivo do estudo que aqui apresentamos. Pretendeu-se ouvir e criar o contexto para que as opiniões, perceções e soluções propostas pelos sem-abrigo para os seus problemas, tivessem eco junto das organizações sociais que os apoiam e que pudessem chegar aos decisores políticos responsáveis por politicas sociais locais e regionais. Através de um processo de investigação-ação participativa, desenvolveu-se consciência critica para empoderar os participantes no sentido de assumirem a sua cidadania na defesa dos direitos humanos. Partindo da metodologia Photovoice, foi construído um projeto colaborativo com um grupo de pessoas sem abrigo, que através de fotografias realizadas pelos próprios deram voz às sua preocupações e necessidades. Através de sessões reflexivas de grupo as fotografias foram discutidas e organizadas a fim de se construir um conhecimento partilhado, que possa ser disseminado junto da sociedade civil. Os resultados mostram que as pessoas em situação de sem-abrigo vivem numa situação de grande pobreza (material e afetiva) e profunda exclusão social, enfrentando graves problemas ao nível da habitação, saúde, emprego, mas também sentem que são vitimas de descriminação e alvo de muitos preconceitos. Este conjunto de situações dificulta o exercício da cidadania e materializa a negação de direitos humanos fundamentais das pessoas em situação de sem-abrigo.

Publicado

30-04-2020

Cómo citar

Tomé Marques, Eduardo José da Silva. 2020. «A CIDADANIA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DO PHOTOVOICE NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE SEM ABRIGO». Revista Inclusiones 8 (Esp.):421-34. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/1024.